Originária da Austrália, o eucalipto se caracteriza por ser uma árvore rústica, que cresce rápido e com várias possibilidades de utilização. Seu plantio é fácil, exigindo poucos cuidados, apenas, no primeiro ano, precisando crescer, sempre, no limpo e ser protegida do ataque de formigas cortadeiras.
Mesmo com vantagens de uso, sobre o eucalipto, há quem não veja com bons olhos o cultivo dessa árvore, acusando-a de empobrecer e ressecar o solo, onde é plantada. Para essa opinião, a propriedade rural, dentre ela, a agropecuária, rebate, afirmando que o ecalipto é visto, no meio, com muitos bons olhos, sendo denominada, por muitos, como a madeira do futuro, dada a sua facilidade de plantação, suas várias possibilidades de uso e suas técnicas de fortalecimento e conservação, que, ao longo dos anos, foram sendo desenvolvidas e aprimoradas.
Dentre suas várias aplicações, o eucalipto pode ser empregado na fabricação de móveis, serraria, cerâmicas e, principalmente, em postes públicos e cercas de proteção.
Soma-se à isso, o fato de que o eucalipto, além de ser uma madeira, extremamente, econômica, pode ser utilizada junto a mata ciliar, que é a vegetação considerada obrigatória, na propriedade agrícola e pecuária.
Por falar no ramo agropecuário, uma outra divergência, comum de surgir, quando o assunto é isolamento e transporte de animais, já está sendo, aos poucos, superada.
Alguns acreditavam que o eucalipto não serviria, sequer, para palanque de cerca, devido ao seu apodrecimento rápido, sendo, portanto, inconcebível sua utilização na fabricação de cercas para isolamento de gados e demais animais. Isso, também, já foi desmistificado. o tratamento a base de autoclave, desde que descoberto, possibilitou, aos produtores, desenvolverem cercas de eucalipto tratado que podem segurar uma cerca. firmemente, por períodos de, até, 20 anos. Ao invés de importar material de países vizinhos, como Bolívia e Paraguai, se tornou, muito mais, viável submeter o eucalipto à esse tratamento, para deixá-lo mais resistente, quando fincado no solo.
Feito o tratamento, a madeira poderá ser utilizada como qualquer outra madeira de lei, que resistirá ao tempo, por muito tempo.
Já quando o assunto é transporte de animais, as dúvidas costumam surgir, quanto ao conforto oferecido aos bichos, durante os longos períodos em que passam em carretas, cruzando estradas. Se, por um lado, o eucalipto tratado a base de autoclave é ideal para a construção de cercas de madeira, firmes e duradouras, que protegem e isolam o rebanho, em sua propriedade, por outro, podemos citar o estrado de borracha gradeado, conhecido como Borrachão Gradeado, como excelente exemplo de piso rústico, desenvolvido em corpo de borracha espessa e de alta resistência, para que seja possível suportar o peso dos animais, durante o tráfego de grande porte. Sua aplicação é altamente recomendada, na agropecuária, para o trabalho de manejo e transporte de gados, em carretas e caminhões boiadeiros – aqueles com “gaiolas” – protegendo, confortando o animal e lastreando o piso do caminhão.
Dessa maneira, conseguimos estabelecer duas ótimas opções, para a substituição de materiais pesados e que agridam a natureza, devido a suas composições. O eucalipto, ideal para as cercas, sendo resistente e duradouro, evitando que seja preciso realizar novos cortes e desmatamentos desnecessários, em curtos espaços de tempo, e os estrados de borracha gradeados, que substituem, com muitas vantagens, as tradicionais (e perigosas!) grades de ferro.