Dicas e precauções com sua lareira

05/abr

As lareiras são uma ótima opção para poupar custo com aparelhos para aquecimento e, além disso, agregam uma aparência mais agradável e aconchegante ao local. Contudo, se instaladas incorretamente, as lareiras podem ser um perigo, mas você sabe quais os cuidados que você ter com a sua lareira? Vamos te dar algumas dicas pra você cuidar da sua e fazer da sua lareira uma experiência ainda mais agradável:

  • Remova as cinzas da fornalha através do despejo de cinzar ou diretamente, já que isso será feito quando as cinzas estiverem frias. Você pode colocar as cinzas em canteiros já que elas podem ser uma boa fonte de nutriente para as plantas.
  • Varrer a chaminé e fazer uma inspeção anual é a parte mais importante da manutenção da chaminé. Ao longo do tempo, a chaminé pode ser revestida de fuligem e creosoto que por sua vez podem aumentar as chances de incêndios. Recomendamos que você varra a chaminé antes do verão, uma vez que a umidade no ar em conjunto com o creosoto podem formar ácidos que danificam a alvenaria e ainda trazem odores para sua casa.
  • Quando a chaminé estiver limpa, passe um pano na lareira e na sala. Use um respirador para evitar respirar a poeira da fuligem e do creosoto , que podem ser prejudiciais para a sua saúde. Em seguida, você pode usar escovas de metal ou plástico na chaminé para escovar a fuligem e creosoto fora das paredes interiores da chaminé e a borda. A chaminé também é inspecionada e livramos ela do creosoto.
  • Ocasionalmente, pode ser utilizado um líquido de limpeza química.
  • Durante a limpeza, verifique se não há rachaduras graves na fornalha, chaminé ou forro e se ela está em bom estado de conservação.
  • Instale um alarme de fumaça e mantenha-o em funcionamento sempre
  • Certifique-se de que não há materiais combustíveis como tapetes, cortinas e móveis muito próximos enquanto a lareira estiver sendo usada.
  • Teste a sua lareira acendendo alguns pequenos pedaços de madeira seca. Caso a fumaça não saia pela chaminé e entre na sua sala verifique isso antes de realmente usar a lareira. Isso pode ser causado por fuligem, creosoto, madeira molhada, detritos ou o amortecedor que está fechado.
  • Utilize na sua lareira apenas madeiras de cores mais temperadas e nada esverdeado. As madeiras verdes, diferente das temperadas, fazem um ruído surdo quando batidas uma na outra e não queimam completamente, aumentando a fuligem. É importante também que elas estejam bem secas e divididas, já que quando úmidas ou inteiras não atuam tão bem na sua chaminé. Madeiras muito macias também não são recomendadas.

Seguindo essas dicas você aproveita muito melhor a sua lareira, mas agora temos mais uma dica: No Lajoteiro você encontra matérias de qualidade para sua lareira e tem garantia de um ótimo atendimento e excelência nos produtos. Venha nos visitar e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *