Os fornos à lenha ainda são a melhor opção para o preparo de pizzas e derivados, por vezes, sendo até mesmo considerada uma prática que exige certa habilidade, como uma arte. O esforço vale a pena!
Fazendo o fogo aumentar
Para o começo de tudo, você vai precisar de dois acendedores de fogo, alguns pedaços de graveto e, é claro, lenha. Com esse material, faça o fogo posicionado no centro do forno, e para que ele acenda, utilize um isqueiro de churrasco. Assim que as chamas aumentarem, adicione mais lenha. Você saberá que o fogo está pronto quando ele atingir o teto do forno e/ou tente sair pela abertura frontal.
Feito isso, espere com que o fogo se abrande um pouco e adicione mais lenha, gradativamente, mantendo a chama sempre na mesma altura: No teto do forno e em direção à saída.
Temperatura
Este processo todo deve durar cerca de 20 minutos. Então, a fuligem proveniente do fogo mudará sua cor, de preto para branco. É nesse momento que você saberá a temperatura correta das paredes do forno para o preparo da pizza, coloque mais lenha ao redor do forno e no fundo.
Agora falta pouco, basta empurrar o fogo e os carvões para as laterais quando o teto estiver totalmente branco da fuligem. A temperatura está adequada, e então, a pizza (ou qualquer outro alimento) pode ser assada.
Com este método, a temperatura do alimento se manterá uniforme, ou seja, nenhuma parte ficará mais queimada que a outra, e vai ser fácil verificar quando estiver pronta apenas pela borda frontal.
Viu como é fácil? Entre em contato com os profissionais da Lajoteiro, adquira seu forno à lenha e faça a alegria das comemorações em família!