Porque a madeira apodrece?

16/ago

Porque a madeira apodrece?
A resposta a essa pergunta varia de acordo com as espécies em questão, porém os motivos da degradação da madeira geralmente incluem descuidos com condições ambientais, umidade, temperatura, teor de oxigênio, micro-organismos e insetos.

Sendo a mais procurada atualmente,o apodrecimento da madeira de eucalipto decorre da atuação de enzimas produzidas por fungos, a partir de vários biocatalisadores, onde cada substância desenvolve funções específicas.

Os fungos colonizam profundamente a madeira e decompõem os tecidos lenhosos, numa velocidade normalmente bastante alta.Os basidiomicetos, capazes de decompor a madeira, são divididos em dois tipos: fungos de podridão parda e fungos de podridão branca. Os primeiros decompõem apenas os polissacarídeos da parede celular, e os últimos, tanto os polissacarídeos quanto a lignina.

Para a conservação é indicado que se deixem os móveis afastados da parede a uma distância aproximada de 7 cm, tornando possível a circulação do ar, essencial para que o móvel não mofe. Evite deixar madeiras internas expostas à luz solar e à água; e esteja sempre atento aos parafusos soltos, reparando-os sempre que possível.

Já para madeiras externas, o ideal é investir em um bom verniz ou tinta transparente – este tipo de produto auxilia na conservação e durabilidade, penetrando nas fibras da madeira e transformando sua camada externa em uma cobertura protetora. Agora, caso opte por eucalipto tratado, a durabilidade de seus moveis será maior.

A Lajoteiro vem desde 1974 se especializando em materiais especiais para construção e casas com estrutura de eucalipto tratado. Honrando o compromisso de quem atende há mais de 40 anos nos mais diversos setores dentro do segmento de construção civil, design de interiores e etc, a Lajoteiro iniciou um trabalho para se tornar referência quando o assunto é Eucalipto Tratado, investindo na construção de grandes estruturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *