A origem do eucalipto no Brasil

25/set
Categorias:

A origem do eucalipto no Brasil
Hoje em dia todos estão familiarizados com o eucalipto: só no Brasil, as árvores de eucalipto ocupam cerca de 6,9 milhões de hectares. Mas o que poucos sabem é a origem do vegetal.

Espécie arbórea da família das mirtáceas, o eucalipto é originário da Oceania, mais precisamente da Austrália, chegandoao Brasil em 1865 graças ao agrônomo Edmundo Navarro de Andrade, que atendia à demanda de dormentes e locomotivas da Companhia Paulista de Estradas de ferro.

No Brasil, só começou a ser tratado para fins industriais a partir do século XIX, com o uso limitado para postes. Os diversos fins encontrados para o eucalipto nos dias de hoje só começaram a ser desenvolvidos aqui no ano de 1945, quando surgiram as famosas toras de eucalipto tratado, utilizadas para diversas finalidades, desde lenha a estacas para agricultura, mourões, eletrificação e telefonia, dormentes, carvão vegetal, quiosques, produção de celulose e papel, medicamentos e até mesmo elemento decorativo.

Desde então, a utilização da madeira (que é impressionantemente adaptável a praticamente todas as condições climáticas) como matéria-prima orientou o aperfeiçoamento do setor madeireiro, setor esse que passou a investir constantemente nas plantações da árvore.

Mas foi em 1965 que tivemos o que agrônomos chamam de boom da eucaliptocultura, pois nesse ano a lei de incentivos fiscais ao reflorestamento entrou em vigor, fortalecendo a plantação da árvore. Antes disso, a área de plantio de eucaliptos passou de 500 mil para três milhões de hectares.

O grande boom da eucaliptocultura só aconteceu mesmo a partir de 1965, com a lei de incentivos fiscais ao reflorestamento. Naquela década a área de plantio de eucaliptos passou de 500 mil para três milhões de hectares.

Hoje o eucalipto brasileiro tem uma produtividade cerca de dez vezes maior em comparação aos países líderes de mercado. Enquanto no Brasil o rendimento médio de uma floresta de eucaliptos varia de 35 a 70 metros cúbicos por hectare/ano, dependendo da região, na Finlândia as florestas alcançam em média 5 metros cúbicos por hectare/ano, em Portugal 10 e na África do Sul, 18.

O sucesso não se deve apenas à sua durabilidade, mas também à beleza e ao charme que trazem ao ambiente, seja no estilo rústico ou moderno.

Desde 1974 se especializando em materiais especiais para construção e casas com estrutura de eucalipto tratado, o Lajoteiro enxerga o processo de autoclave como o mais correto e moderno. Honrando o compromisso de quem atende há mais de 40 anos nos mais diversos setores dentro do segmento de construção civil, design de interiores etc, o Lajoteiro iniciou um trabalho para se tornar referência quando o assunto é Eucalipto Tratado. A empresa investe na construção de grandes estoques, possibilitando, assim, um atendimento exemplar de forma rápida e eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *