A Madeira na construção civil

14/fev

A Madeira na construção civilA madeira é um dos materiais mais bem utilizados na construção civil. Por ser um material resistente por natureza e considerado mais leve que alguns outros, ela é muito comum na utilização para fins estruturais e de sustentação nas construções civis, como casas, prédios, galpões, enfim. Pode-se notar que com o passar do tempo, a técnica de utilização deste material vai se aperfeiçoando, com isso a sua utilização não é vista somente pela beleza em si, mas pela funcionalidade em ser um bom isolamento térmico e acústico, sendo super-resistente e o principal, uma ótima opção para reduzir os custos da obra.

A madeira possui as melhores utilidades em uma obra civil, e pode fazer parte de vários ambientes, não somente na estrutura, mas também em coberturas, em móveis rústicos, em decorações e de acordo com alguns projetos, ela ainda cai muito bem como acabamento interno da casa, como nos casos dos batentes, das portas e dos pisos, assoalhos ou tacos, entre outras formas de a utilizar.

Hoje em dia, graças a grande fiscalização e a preocupação com o meio ambiente, as empresas que trabalham com madeiras vivem dando constantes explicações de forma transparente a respeito do plantio e colheita deste material e ainda a questões como o manejo sustentável. Vale ressaltarmos o aumento das inovações sustentáveis que as empresas buscam, na utilização da madeira na construção. Os resultados deste empenho estão nos prédios que cada vez mais são construídos com a utilização de madeira certificada.

Quando for construir e pensar em usar a madeira em sua obra, é muito importante, antes de mais nada, verificar a idoneidade da madeira e a procedência do material do qual vai utilizar, é importante estar atento às questões do reflorestamento e sustentabilidade, para garantir que a utilização delas não estará, de forma alguma, prejudicando o meio ambiente.

De acordo com cada espécie de madeira e as suas características naturais, elas transformam cada objeto produzido em único e inigualável. A variedade encontrada e as variações de coloração auxiliam ainda mais no charme e exclusividade das peças criadas, mas para isso é necessário se preocupar com a aparência da madeira, observando alguns detalhes como rachaduras, fungos ou até nós que podem comprometer a sua resistência.

Entre as melhores espécies de madeira para se trabalhar na construção civil estão as Amescla, Angelim, Cedrinho, Champanhe, Curupixá, Faveira, Garapeira, Guaríuba, Itaúba, jatobá, Jequitibá, Louro canela, maracatiara, Peroba, Pinnus, Tatajuba e Tauri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *