Em tempos passados, era correto afirmar que os telhados apenas tinham a função de cobrir e proteger as obras. No entanto, hoje, eles ganharam um designe moderno e passaram a figurar nos detalhes de acabamentos para uma casa mais bonita. Podemos creditar essa mudança de conceito e funcionalidade, em grande parte, ao diferenciado estilo e várias cores que são oferecidas para telhas de concreto. Através de pesquisas especializadas, definiram que este material possuí vários benefícios e com isso vem ganhando cada vez mais os mercados da construção.
Com tantas diferenças entre as tradicionais telhas de cerâmica e as modernas, feitas em concreto, é ampla a cartela de cores que oferecidas. Por toda essa variação estão desde os tons mais cinzas até os coloridos como vermelho, laranja, azul e amarelo, por exemplo.
Os benefícios das telhas em concreto vão além da beleza arquitetônica das construções, elas ainda são mais fortes e resistentes. A qualidade e resistência do concreto são considerados superiores às da cerâmica graças aos materiais que são utilizados e as formas que são projetadas, visto que são padronizadas, garantindo assim um melhor encaixe e um alinhamento perfeito no telhado. A resistência de uma telha de concreto é de no mínimo 240 kgf, enquanto as de cerâmica possuem apenas 130 quilogramas-força. Com isso, as primeiras telhas tornam-se mais fortes e menos propícias a quebras, durante todo o processo de transporte e instalação.
As telhas de concretos são produzidas através da mistura do cimento de alta resistência, areia e agregados, e ainda adição de água, variando a quantidade utilizada de acordo com o produto final desejado. Dentro desta mistura, que é homogênea, são acrescentados os pigmentos coloridos, responsáveis pela coloração das telhas. O molde é feito dentro de uma estufa de vapor, podendo ser feito da forma que desejar.
Atualmente, a procura no mercado pelas telhas de concreto é grande, principalmente, pela sua durabilidade e conforto térmico. Uma boa vantagem destas telhas é que elas requerem um menor investimento no madeiramento, o que acaba tornando os custos das obras um pouco menor. Por outro lado, como tudo na vida, elas não trazem só benefícios e a sua desvantagem é que precisam de uma manutenção de ano em ano, já que são mais pesadas, possuem mais poros e estão sujeitas a umidade, necessitam que em tempos passem por uma limpeza completa.