Lajotas são materiais de decoração e revestimento, para pisos e paredes de casas e ambientes diversos. Podem funcionar como uma espécie de azulejo, que se usa para diferentes tipos de revestimentos, sejam eles no solo, ou nas paredes, principalmente, em paredes de cozinhas e banheiros e para fachadas exteriores.
As lajotas se caracterizam, entre outros pontos diferenciais, por serem mais resistentes do que os azulejos, e podem ser encontradas em diferentes modelos e tamanhos, que variam de10x10, 30×20, 41×41, 50×30 e, por aí, e, diante.
Na hora de cortar uma lajota, muitas “técnicas” são cultuadas, mas nenhuma pode ser considerada, propriamente, a melhor maneira de se obter um bom corte. Antigamente, os pedreiros usavam wídeas para cortar pisos cerâmicos, devido ao preço elevado de máquinas como a riscadeira. Então, o recomendável era se fazer um riscador com wida, já que se trata de um material de liga bem dura e que não perde o corte, facilmente.
O processo mais fácil, é esse. Comprar uma widea, reicar, fundo, o piso cerâmico e apoiar o piso, exatamente, no risco feito com a widea, em cima de um prego. Para isso, o prego deve estar colocado em baixo do piso, deixando o risco para cima, na face esmaltada do piso.
Para sentar a lajota, além da argamassa, você vai precisar de uma massaneira, que é aquela bacia, própria para misturar a massa, uma colher média de pedreiro, uma desempenadeira de aço dentada (aquela chapa metálica, uada para alisar a argamassa) e uma máquina manual de corta pisos. Daí em diante, começa o processo, de fato, de assentamento.
O contra piso e/ou as paredes devem estar limpas e livres de poeiras, gorduras ou quaisquer impurezas. A preparação da argamassa deve ser feita por meio da mistura do pó com a água, mexendo-os, muito bem, até obter-se uma mistura homogênea e consistente. Após esse processo, aplique a argamassa no contra piso ou parede, utilizando a desempenadeira dentada. Repita o procedimento, também, com a lajota (aplicando a argamassa nela). Só, então, realize o assentamento e dê leves batidas, na lajota, para fixá-la, bem firmemente. Use os separadores para atribuir a distância desejada, entre uma peça e outra.
Por fim, o brilho da lajota pode ser adquirido através de um simples método, que consiste em adicionar uma parte de querosene e vinte partes de água, molhando um pano, nesta solução e esfregando-o na lajota. Como resultado, isso dará certo brilho à suas peças, deixando-as mais bonitas e vistosas.
presiso de 33 pisos tipo lajotas vitrificadas ,no caso vçeis entregarim em são Paulo ,ai te passo o endereço
Amei a dica pois nao sabia como dar brilho minha casa estava sempre embaçada.
Oi Regina,
Agradecemos seu comentário.
Continue verificando nosso blog. Sempre traremos novidades 🙂
Boa tarde! Gostaria de saber, se quando colocadas em muro (parte externa), coloca-se rejunte? Obrigada.
Olá Cibele, tudo bem?
As lajotas devem ter espaço entre elas. O recomendado é rejuntar e impermeabilizar (de preferencia impermeabilizar antes do rejunte para que não venha a manchar). Caso você tenha outras dúvidas, estamos à sua disposição!
Ola boa noite , onde consigo comprar essas lajotas ?