Por estarem expostos a ação da natureza, os tijolos podem ser facilmente quebrados. Um tijolo rachado ou quebrado deve ser substituído para prevenir que a umidade infiltre nas paredes, trazendo ainda mais problemas. Algumas ferramentas podem ser utilizadas e, normalmente, custam menos do que contratar um pedreiro para fazer o trabalho. Veja algumas dicas da Lajoteiro para trocar um tijolo quebrado:
- Verifique se é possível salvar o tijolo removendo ele e virando-o.
- Na impossibilidade de reaproveitamento, remova o tijolo quebrado fazendo furos na argamassa em volta dele. Faça os furos o mais próximo possível para que você consiga separar o tijolo da argamassa.
- Tente tirar o tijolo sacudindo ele. Se ele não se mover, use a colher de pedreiro para cortar a argamassa que prende o tijolo.
- Use a colher de pedreiro para limpar qualquer argamassa que tenha sobrado. Remova todo o material do orifício.
- Misture um pouco de argamassa seguindo as instruções da embalagem. Teste a cor dela aplicando um pouco em um pedaço de cartolina. A cartolina absorverá a umidade rapidamente e você poderá ver a cor final dela. Coloque corante de argamassa se for preciso para igualar a cor já usada.
- Espalhe uma camada grossa de argamassa no fundo do buraco. Coloque, também no tijolo substituto.
- Ponha-o no buraco, pressionando firmemente ele contra a argamassa.
- Alinhe o tijolo com o da lateral, garantindo que os intervalos sejam consistentes. Se houver qualquer espaço, aplique um pouco de argamassa e pressione.
- Use a alça da espátula para fazer as juntas de argamassa niveladas com as demais da parede.
- Deixe a argamassa secar devagar borrifando água nela algumas vezes por dia durante três ou quatro dias.
Pronto. Seguindo essas dicas você conseguirá trocar o tijolo quebrado por um novo sem maiores problemas. Caso sinta dificuldade, consulte um pedreiro de sua confiança para realizar o serviço.
Que fazer quando a argamassa seca racha entre os tijolos criando uma fissura?