Um telhado bem feito e bem cuidado dá um charme todo especial para a casa. Mas você sabe como conservar bem as telhas e evitar problemas? Existem maneiras bem simples de cuidar disso.
O que é preciso fazer?
-
Verifique a qualidade: se atentar a qualidade dos materiais utilizados evita muitas dores de cabeça. Prefira telhas bem queimadas e evite aqueles vitrificadas, pois o frio faz com que ela rache.
-
Saiba das normas: use telhas que tenham procedência de acordo com a NBR 15.310. Telhas são tão importantes que existe uma norma específica para regulamentar seus parâmetros.
-
Madeiras: verifique a madeira apropriada para o uso e observe sua aparência. Não é bom que esteja úmida ou esverdeada, pois elas podem envergar.
-
Cuidados na instalação: observe corretamente a inclinação orientada pelo profissional que planejou o telhado. Dependendo da inclinação, talvez seja necessário que as telhas tenham que ser fixadas com arame de cobre. Além disso é imprescindível se atentar a proximidade de árvores, que geram umidade, antenas, e ao perigo das redes elétricas.
-
Revise: verifique de tempos em tempos as calhas, telhas e conservação das madeiras para evitar problemas futuros. Geralmente goteiras e vazamentos aparecem em locais pequenos e depois de um tempo geram grandes problemas e se tornam mais difíceis de corrigir.
Dicas extras
-
Antes de adquirir o material para reformar o telhado, faça um teste com a telha. Leve um pedaço original e veja se o encaixe ficará bom.
-
Contrate um telhadista experiente.
-
Não pise diretamente nas telhas na hora de reformar ou reparar. Se apoie em regiões com a sustentação da madeira.
Seguindo essas dicas seu telhado terá sempre um aspecto bonito e você não sofrerá depois com goteiras e problemas mais graves.