O telhado é uma das partes mais importantes de uma construção, afinal de contas, é o teto que nos protege das variações climáticas entre outras coisas. E, na hora de escolher a melhor cobertura, uma série de dúvidas surgem, ainda mais com a quantidade de possibilidades. Alguns optam por lajes de concreto comum, enquanto outros, preferem o charme de um telhado.
Aqueles que escolhem o charme e sofisticação que somente um telhado pode trazer ao seu trabalho, acabam se deparando em outras questões, como por exemplo: qual o melhor tipo de telha para ser utilizada. Por isso o Lajoteiro organizou essa lista de prós e contras a respeito de telhas de cerâmica e concreto.
E caso ainda tenha alguma dúvida a respeito do melhor tipo de telhado para seu empreendimento, entre em contato com o Lajoteiro para obter informações mais detalhadas e direcionadas para as dimensões de sua construção.
Telhas de concreto
Vantagens: conta com o benefício de acústica devido a sua espessura; a tolerância de tamanho é mais precisa, conta com encaixes perfeitos e utilizam um menor número de telhas por metro quadrado; por ser uma das mais utilizadas é possível encontrar diversos modelos no comércio; atualmente telhas com design inovador estão sendo produzidas para deixar o imóvel ainda mais atraente; sua aplicação é muito mais simples e ainda conta com estabilidade dimensional resultado de sua fabricação; são resistentes e dependendo da telha requer uma inclinação mínima de 30%; a cor pode indicar uma telha com menor condutibilidade térmica; por serem produzidas industrialmente esse tipo de telha conta com dimensões constantes, valorizando assim encaixes perfeitos; contam com menos perdas pelo fato de serem mais resistentes que as telhas comuns e ainda são mais leves por absorverem menos água como as telas de cerâmica; propicia uma taxa bem menor de proliferação de fungos; por contar com uma sobreposição maior evita o retorno de águas.
Desvantagens: pelo fato de serem mais pesadas exigem uma estrutura mais reforçada; o concreto também acaba transferindo o calor para dentro da construção; necessitam de uma inclinação mínima de 30%; requer uma quantidade maior de madeira para a estrutura devido ao peso e costumam ser encontradas próximos das regiões centrais; é importante observar a inclinação necessária, caso não obedeça a inclinação mínima, o telhado poderá não corresponder a sua necessidade.
Vantagens: Valoriza a acústica, o conforto térmico, são resistentes e duráveis e devido a sua porosidade o interior dos imóveis não esquentam tanto; devido a cor são mais charmosas e trazem mais beleza as edificações; são mais fáceis de serem encontradas e ainda contam com um baixo custo;
Desvantagens: é necessário uma maior inclinação, além de necessitar de uma quantidade maior de madeira para formar a estrutura, outro ponto é a possibilidade de diferença entre uma ou outra devido a sua fabricação, podendo causar problemas na hora do encaixe; são menos resistentes.
Caso haja alguma dúvida acerca do melhor tipo de cobertura para sua construção, nada melhor do que consultar profissionais especializados e que conhecem o material que precisa. Ligue para nós da Lajoteiro, teremos prazer em atende-lo.
Preciso substituir o telhado d a casa que é de cerâmica e o mesmo recebe os raios solares o tempo todo. Em relação ao conforto térmico, é melhor telha cerâmica ou concreto?