Quem não gosta de uma comida quentinha saindo do fogão a lenha? Se antes ele era usado apenas na roça, hoje há muitas casas, mesmo nos grandes centros, equipadas com um bom fogão a lenha.
Onde colocar o fogão a lenha
Muitas pessoas gostam de ter um fogão assim apenas na chácara, mas quando o conhecem e começam a usá-lo, não resistem e levam o fogão para casa também. Isso é ainda mais intenso em regiões frias, nas quais as famílias se reúnem para se alimentar e se aquecer perto do fogão.
O interessante é que os homens que gostam de cozinhar têm uma queda por esse tipo de fogão. Afinal. Ele pode ser colocado na área externa e enquanto ele vai cozinhando, os amigos ficam em volta bebendo cerveja. Para atender a homens e mulheres que gostam de reunir os amigos e se divertir, alguns modelos de fogão a lenha vêm acoplados a churrasqueiras e até a fornos, para assar aquela pizza gostosa para a família.
E a fumaça?
É importante que você saiba que a fumaça não é problema, pois é possível realizar a instalação de coifas e chaminés. O concreto refratário é o material mais comumente usado e muitas vezes, é revestido de cerâmica, imitando tijolos para deixá-los mais rústicos. Há também os modelos tradicionais, no formato iglu, que são mais diferenciados e possuem, além de porta de inox, uma área de vidro para que você observe o que está dentro do forno. Já o fogão estilo “retrô” é feito de ferro fundido e permite que o forno seja acoplado.