A madeira é um dos insumos mais utilizados pela construção civil.
Ainda assim, ela sofre certo preconceito nessa indústria; muitas pessoas acreditam que esse material causa um impacto ambiental significativo e irreversível.
Mal sabem elas, contudo, que na verdade a madeira é ambientalmente mais correta que qualquer outra matéria-prima na construção civil quando devidamente manejada — cerâmica, concreto, metais e afins causam impacto ambiental significativo durante seu processo de fabricação.
Pensando nisso, a equipe da Lajoteiro decidiu preparar um texto para provar que é possível sim utilizar madeira na construção civil de forma sustentável.
REALIZE MANEJO FLORESTAL
Dá-se o nome de manejo florestal a um tipo de prática que possibilita a exploração sustentável de uma área.
No caso, a idéia aqui é que a área da qual será extraída a madeira tenha tempo de se recuperar antes de ser explorada novamente; assim, tem-se um certo controle sobre a área que será desmatada, para que seu tamanho fique sempre controlado.
APROVEITE AO MÁXIMO OS RESÍDUOS DE SUA PRODUÇÃO
Hoje em dia existem equipamentos modernos e eficientes à disposição das madeireiras, que são capazes de aproveitar quase que a totalidade da madeira.
Contudo, ainda assim é quase que impossível que não haja nenhum tipo de perda.
Sendo assim, é de fundamental importância que as madeireiras tenham a consciência e a determinação necessária para encontrar um uso para esses resíduos.
Um bom exemplo disso é a madeira ecológica; ela é um produto resistente e versátil, que é feito a partir de lascas de madeiras e demais resíduos que costumam ser descartados pela indústria.
FICOU INTERESSADO? FALE CONOSCO!
Conforme visto, a madeira não é inimiga da sustentabilidade; é plenamente possível empregá-la de maneira sustentável à uma obra.
Para tanto, contudo, é preciso contar com o auxílio de parceiros que tenham essa mesma mentalidade, tal qual a Lajoteiro, por exemplo, que apesar de estar no mercado há décadas não tira os olhos do futuro, estando sempre em busca de soluções melhores e menos danosas para o planeta.