Engana-se quem pensa que a telha de barro está ultrapassada, caiu em desuso ou não tem mais lugar, frente a novos modelos de telhas, como as ecológicas e de vidro, por exemplo (ambas, produzidas a partir de conceitos interessantes e bem funcionais, verdade seja dita).
A telha de barro tradicional, como é conhecida e produzida, há anos, é uma matérias-prima milenar, das mais fabricadas e bem conceituadas da construção civil mundial. No Brasil, seu uso acontece desde o descobrimento, quando eram moldadas, manualmente, com a mão-de-obra escrava. Em cidades brasileiras, como São Luis, Recife, Olinda e Ouro Preto, por exemplo, ainda é possível avistar grandes e antigas construções cobertas com telhas cerâmicas.
Com o tempo, elas ganharam aperfeiçoamento tecnológico, tendo seu peso diminuído, por metro quadrado, e permitindo, dessa maneira, proteger, de modo mais eficaz, as coberturas onde é instalada. Passou de um produto conhecido pela sua rusticidade, para um produto de maior beleza e resistência, em seu acabamento final.
A variedade de telhas cerâmicas, disponíveis no mercado, também enche os olhos dos mais aficionados por construções que contem com elas. Alguns modelos, como as telhas colonial, plan e portuguesa ganham maior destaque, em construções atuais. Mas, agora, mostraremos as principais características de cada uma delas.
A telha Colonial caracteriza-se por apresentar o mesmo tipo de peça para o canal e a capa, de larguras iguais. Já a tenha do tipo Colonial Paulista tem como principal característica o contrário de sua semelhante, apresentando capa com largura um pouco inferior ao canal. É conhecida como Colonial Redonda.
A telha Plan pode ser considerada uma variação da telha de tipo capa e canal, que apresenta formas mais retas, ou seja, iguais. É também chamada de telha Planzinha. Existe, também, a telha Plan do tipo Colonial, conhecida como Colonial Quadrada, que possuí capa com largura ligeiramente inferior ao canal.
Também conhecida como Telhão ou Copão, a telha Cumeeira pode ser distinguida por ter extremidades com medidas diferentes, que servem para estabelecer a união das quedas do telhado.
Por fim, a telha Americana ou Portuguesa caracteriza-se por apresentar capa e bica unidas, de corpo arredondado. Sua utilização é recomendada por metro quadrado e, também, é conhecida pelo nome de Telha Dupla.