Existem uma variedade de telhas no mercado, mas qual critério usar para saber o melhor tipo para sua cobertura? Primeiramente temos entender que as telhas são produzidas com diversos materiais, como cerâmica, pedra, cimento, fibrocimento, metal, vidro, plástico, madeira e outros.
Para novas construções o tipo de telhado tem deve ser pensado com antecedência, pois dependendo do modelo da telha escolhida ela pode proporcionar conforto térmico, transparência, leveza ou até mesmo sofisticação para sua construção. Além disso, as instalações devem ser seguidas a risca, conforme determina o fabricante para que não haja nenhum risco a segurança da construção.
Conheça abaixo alguns tipos de telhas:
Abaixo, listamos os principais modelos de telhas encontrados hoje no mercado brasileiro. Inclusive, todos os modelos citados abaixo são comercializados por nós, caso você tenha interesse em consultar valores ou tirar dúvidas, por favor, entre em contato com nossos consultores.
Telhas de barro:
Também conhecidas como telhas de cerâmica, são frequentemente encontradas em residências. Para ser considerada de boa qualidade é fundamental que o fabricante possua muita experiencia, seleção cuidadosa de argilas adequadas, maquinário e tecnologia de última geração.
Telhas de concreto:
São impermeáveis, diferente das de cerâmicas que absorvem um pouco de água. Oferecem conforto térmico e variedade de formas e cores. Necessita de limpeza ao menos uma vez por ano e aplicação de resina para proteção e impermeabilização. Os modelos mais frequentes são: colonial, americana, francesa, italiana, mediterrânea, etc.
Telhas de vidro:
As telhas de vidro são ideais para entrada de luz nos ambientes. São usadas em conjunto com as telhas de cerâmicas ou de concreto, por costumam ser comercializadas com os mesmos modelos.
Boas para luminosidade ao ambiente e agem contra insetos e animais noturnos que buscam abrigo no forro do telhado. Oferece ótima relação custo/beneficio.
Telhas esmaltadas:
De fácil instalação, resistem bem a vento e aos demais agressores naturais. Trata-se de uma telha desenvolvida graças ao avanço tecnológico dos sistemas de poliester que permitiram que novos modelos de telhas pudessem receber tratamento especial e diversas cores.
Outras coisas devem ser observadas na escolha da telha ideal. A inclinação do telhado, se o produto é homologado pela ABNT, marcas, preços e etc.
Seguindo esses passos você encontrara a telha ideal para seu telhado.