Pensar no acabamento para um ambiente envolve um processo de revestimento e construção, já pensando no efeito desejado. Os tijolos à vista se caracterizam pelo estilo rústico e curinga que tornam harmônicos inúmeros estilos de interiores, tornando-os autênticos e tradicionais.
Segundo a arquiteta Elaine Benedetti, “É possível conseguir esse acabamento expondo os tijolos de uma construção já existente. A parede também pode ser construída com este objetivo, ou, ainda, utilizar revestimentos que imitam tijolos”
O mercado conta, atualmente, com diversos tipos de tijolos de barro. Os mais comuns são os que apresentam tons de vermelho e laranja. Os tamanhos são igualmente variados, porém o formato mais comum, é o retangular.
Os tijolos à vista na arquitetura
1. Acabamentos
Após realizar o assentamento dos tijolos, há diversos efeitos possíveis para criar resultados diferenciados. Uma opção, é manter o tijolo da cor natural e impermeabilizá-lo com resina de silicona ou optar por uma tinta da cor desejada.
Efeitos mais elaborados também são possíveis. Em construções originais, após retirar o reboco, pode-se retirar o reboco, raspar a cobertura e deixar o tijolo à vista. No caso de uma obra nova, deve-se remover o excesso de massa e espalhar o resto do cimento com uma esponja úmida, criando um efeito envelhecido.
2. Visual Clássico
Através de um acabamento mais grosseiro proporcionado pelo assentamento com saibro em uma mistura de argila e areia grossa é possível obter um aspeco rústico e sofisticado. É possível, ainda, adquirir outros efeitos, como por exemplo, o efeito da pátina que pode ser obtido através da caiação, onde são utilizadas uma lata de cal, duas de areia peneirada e meia lata de cimento e água. A mistura pastosa é aplicada sobre os tijolos como se fosse uma tinta. Depois, é só lixar e impermeabilizar com uma camada de silicone.
Os tijolos à vista, sem dúvida, garantem um estilo sofisticado, clássico e moderno para compor diversos ambientes.
3. Finalização e limpeza
Para evitar que o material se desgaste rapidamente, opte por aplicar um verniz acrílico, resina ou silicone no acabamento final. O uso de finalizadores que impermeabilizam e protegem o acabamento é imprescindível quando se opta pelos tijos à vista.
Uma outra maneira de lavar as paredes é por hidrojateamento ou limpando com uma vassoura piaçava e uma solução de 30% cloro e 70% de água. Caso alguma mancha persista, utilize uma lixa de madeira número 36 e faça os reparos usando uma talhadeira ou formão, sem trincar os rejuntes.
Os tijolos à vista ganharam força no contexto arquitetônico e são uma ótima opção para compor o projeto de diversos ambientes agregando sofisticação e modernidade.