O uso do tijolo na decoração virou tendência nos projetos residenciais. Além de trazer aconchego, devido ao seu tom natural, deixam o ambiente bonito e agradável. Por ser um material versátil, o tijolo se encaixa em qualquer decoração existente e, também, demonstra personalidade no espaço.
A escolha do tipo e o acabamento vão depender o que cada pessoa deseja para o ambiente. Por isso aqui vão alguns modelos e características:
Pedra
Muito utilizada na antiguidade, mas ainda hoje se usa em muros de arrimo, fundações e muros aparentes, neste caso com finalidade também estética. Além de ser usada na alvenaria propriamente dita, pode ser usada apenas como revestimento.
Bloco de concreto
Podem ser utilizados como vedação mas também existem os feitos especialmente para Alvenaria Estrutural. Há uma grande variedade de tipos, dimensões, formatos e materiais. Além dos tipos comuns, feitos com cimento e pedrisco, existem os do tipo Estrutural, com maior resistência e feitos especialmente para suportar carga.
Tijolo de vidro
Devido ao preço, são usados em locais específicos, para iluminar e também para conseguir determinados efeitos estéticos, especialmente quando se usa iluminação projetada para tirar proveito da luminosidade e características de reflexão do material.
Tijolo furado
Também chamados de “Tijolo baiano”, têm na parte externa uma série de rachaduras para facilitar a aderência da argamassa de revestimento e seu interior tem pequenos canais prismáticos ou, como se diz popularmente, “furos”. Em geral se encontra os de 6 furos e de 8 furos, mas há uma grande variedade de tijolos furados. Suas vantagens são a rapidez na execução, baixo peso e preço acessível. Não é à toa que a paisagem típica dos bairros de periferia são as casas inacabadas, mas com suas paredes de tijolo furado à mostra.
Tijolo aparente ou tijolo à vista
Para ficar como o autêntico, tradicional, antigo, tem que ser fabricado em forno a lenha e muito bem queimado, coisa difícil de encontrar hoje em dia.
As olarias modernas produzem tijolos do tipo “laminado”, não conseguem com suas poderosas máquinas, reproduzir a rusticidade e aparência do autêntico tijolo fabricado pelo mesmo sistema das antigas olarias artesanais.
O Lajoteiro, com vinte e nove anos de experiência na busca por tijolos de qualidade, trabalha com as melhores fábricas produtoras dos dois tipos: tijolo à vista autêntico – o rustico ou o moderno tijolo aparente laminado.
Um elemento tão versátil como a alvenaria precisa atender a cada situação, sempre com atenção aos itens básicos que são a resistência mecânica, peso, absorção de umidade, características de isolamento e condução térmica, tipo de superfície e sua compatibilidade com o acabamento previsto, seja este pintura, revestimento com argamassa ou placas de algum material. Com essas informações, você será capaz de montar um ambiente incrivelmente bonito e acolhedor.