A preservação ambiental vem se tornando um dos objetivos das empresas e indústrias, principalmente no que se refere a conservar as florestas brasileiras nativas. Tendo o equilíbrio ambiental como meta, a utilização de madeiras oriundas de reflorestamento é muito indicada, principalmente o Eucalipto e o Pinus. O Eucalipto possui vários aspectos físico-mecânicos e após receber tratamento industrial ganha ainda mais durabilidade, dessa forma, ele é indicado para vigas, caibros e peças estruturais de diversas construções.
O Pinus, por ser menos denso, tem alta permeabilidade, o que facilita o tratamento químico. Costuma ser usado para tábuas, decks, telhas, forros e assoalhos. O Eucalipto possui características diferentes. Mais denso e resistente, é feito nele o tratamento em todo alburno e a parte central dela, o cerne é impermeável ao tratamento. Por conta disso, é importante aplicar inseticida ou fungicida no Eucalipto após o tratamento.
O Eucalipto tratado é uma madeira limpa e seca, portanto é livre de odores. É importante ressaltar que o tratamento do Eucalipto não traz nenhum dano ambiental e todo o produto químico usado é reciclável. Nos quesitos qualidade e durabilidade, o Eucalipto é bastante semelhante às madeiras nobres. Ao utilizar o Eucalipto você não incentiva a derrubada predatória, já que toda madeira é proveniente de florestas plantadas para isso.
As retenções mínimas de ingredientes ativos em kg/ m³ de madeira tratável podem variar e serão maiores conforme a quantidade e o tipo de contato com umidade que a madeira terá. A madeira isolada do solo e em local abrigado de reumidificação usada em gradeamentos, sobrecoberturas e treliças planas para telhados exigirão uma retenção menor. Já a madeira que fica em constante contato com a água usada em estacas para flutuantes, condutores de água não potável e embarcações exigirão um índice mais elevado.
Segue abaixo um esquema simplificado do tratamento aplicado no Eucalipto:
- Primeiramente, a madeira é inserida na autoclave ( aparelho que utiliza vapor de água sob pressão ).
- Vácuo inicial para extração do ar;
- Enquanto a madeira está sobvácuo, é colocado o CCA (solução química usada mundialmente para preservação de madeira) dentro da autoclave.
- O CCA é colocado sob a pressão exata para penetrar na madeira o máximo possível.
- O líquido restante é retirado da autoclave.
- A madeira é novamente submetida ao vácuo para retirada do excesso do produto.
Após esse processo, a madeira que não possuía muita resistência contra os agentes biológicos passa a ter maior durabilidade, trás muitas vantagens ao ser usada e passando por algum tipo de acabamento trás conforto e beleza.
Preciso de estacas para flutuantes e cercar uma lagoa, eucalipto pode ser utilizado?